
Na manhã desta sexta-feira (19), policiais militares da 2ª Companhia do 31º Batalhão da Polícia Militar do Piauí realizaram o resgate de uma ave silvestre da espécie tucano (Ramphastos sp.) na zona rural do município de Buriti dos Lopes, em uma ação voltada à proteção da fauna nativa.

De acordo com informações repassadas pelo subtenente Arimatéia, uma moradora do povoado São Pedro entrou em contato com a corporação por meio de aplicativo de mensagens, relatando que havia capturado uma ave que sobrevoava a área em baixa altitude, apresentando indícios de debilidade física e possível lesão. Após a captura, o animal foi mantido em local adequado, seguro e afastado de riscos iminentes, garantindo sua integridade até a chegada da equipe policial.
Diante da ocorrência, a Polícia Militar deslocou-se até a comunidade para efetuar o resgate técnico do tucano, que foi devidamente recolhido e encaminhado para uma propriedade credenciada junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR).
No local, a ave passará por procedimentos de triagem, avaliação clínica e reabilitação, conforme os protocolos de manejo da fauna silvestre. Após a recuperação e a constatação de condições adequadas de sobrevivência, o tucano deverá ser reintegrado ao seu habitat natural, contribuindo para a conservação da biodiversidade local.
(Portal do Rurik)
