A Câmara Municipal de Cajueiro da Praia foi palco, nesta quarta-feira (02), da 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu gestores, profissionais da saúde, conselheiros, representantes da sociedade civil e populares para um importante momento de escuta, diálogo e construção coletiva das políticas públicas externas à saúde no município.

Com o tema “A Integralidade do Cuidado aos Vulneráveis – Comunicação, Proteção e Direitos”, a conferência bordou a necessidade de garantir um atendimento mais justo, inclusivo e humano para crianças, mulheres, idosos, população LGBTQIAPN+ e homens em sofrimento psíquico.
O secretário municipal de Saúde, Fabiano Rodrigues, reforçou a importância da participação popular no planejamento das ações do setor: "Cada proposta debatida aqui hoje será levada em consideração na formulação das próximas políticas públicas. Esse é um momento essencial de construção coletiva, em que todos têm voz e podem contribuir para uma saúde mais equitativa, acolhedora e eficiente", destacou. O Felipe Ribeiro, justificou sua ausência, mas destacou o compromisso de gestão com a saúde pública de qualidade.
"Estamos aqui para ouvir a população e pensar juntos soluções que fortaleçam o nosso SUS municipal. Cuidar das pessoas é prioridade, principalmente aquelas que mais precisam de atenção e proteção. A conferência é um espaço democrático e fundamental para isso", afirmou o gestor.
A conferência foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, contando ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Gracilene Sousa, além de conselheiros, trabalhadores da saúde e lideranças comunitárias.