Foto: Ricardo Beccari/Força Aérea Brasileira.
Um avião caiu na manhã desta quarta-feira (30) em uma área entre Descalvado e Porto Ferreira, cidades no interior de São Paulo. O piloto conseguiu escapar de paraquedas e sobreviveu ao acidente.
O avião é do modelo A-29 Super Tucano, utilizado pela Esquadrilha da Fumaça da Academia da Força Aérea (AFA). Segundo informações da FAB, por volta das 10h30, duas aeronaves teriam colido no ar durante um treinamento de rotina.
O piloto de um dos aviões precisou acionar o sistema de ejeção, procedimento de emergência onde o aviador é lançado para fora através de um assento ejetor.
A aeronave colidiu com o solo em uma área de zona rural e ficou totalmente destruída. Já a outra pousou em segurança.
O local onde a aeronave caiu é desabitado, justamente destinado para essas atividades, conforme o Comando da Aeronáutica.
Ainda segundo a nota, o piloto passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas.
Equipes da Força Aérea e do Corpo de Bombeiros estão no local. Agentes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão indo até o local para iniciar os procedimentos da ocorrência.
Um vídeo, compartilhado no X (antigo Twitter) pela AEROIN, mostra os destroços do avião.
Veja nota da FAB sobre o acidente:
"O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, acidentou-se nesta quarta-feira (30/07), por volta das 10h30, durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para atividades do EDA, no interior de São Paulo (SP).
O piloto ejetou-se com sucesso, passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão se deslocando até o local para iniciar os procedimentos de Ação Inicial da ocorrência."
Fonte: SBT NEWS