A ação foi realizada de forma simultânea nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Cocal, Cocal dos Alves e Itaueira, resultando no cumprimento de 31 mandatos de busca e compreensão.
A operação teve como objetivo a coleta de provas e a interrupção das atividades ilícitas associadas a esses eventos. Segundo as investigações, os participantes promoveram infrações, como direção de perigo, adulteração de sinal específico de veículo automotor, além de perturbação do sossego e apologia ao crime. As redes sociais, especialmente o Instagram, foram utilizadas para promover a adesão de novos membros.
O superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, destacou a importância das medidas adotadas para conter a prática ilícita. “Com o avanço das investigações, conseguimos a aplicação de medidas cautelares fundamentais, como a suspensão da habilitação de 20 investigados, bem como a suspensão de sua obtenção, impedindo que os investigados continuem a cometer infrações de trânsito”, afirmou.
A Justiça também determinou que a Meta Platforms, Inc. (responsável pelo Facebook e Instagram) restrinja a distribuição de conteúdos ilícitos associados às infrações investigadas.
A decisão estabelece a remoção de todo o material relacionado às práticas ilegais em 20 contas, eliminando publicações que incentivam condutas criminosas, exclusão permanente de 11 contas, que, além de violarem as diretrizes da comunidade, promoveram a desordem social e fizeram apologia aos crimes e suspensão temporária de 03 contas, com a obrigação de exclusão imediata de todo o conteúdo vinculado às infrações investigadas.
A “Operação Rolezinho” reafirma o compromisso das forças de segurança na manutenção da ordem e da segurança viária, deixando claro que tais práticas não serão toleradas. O SSP também reforça a importância da colaboração da sociedade por meio de denúncias anônimas, garantindo o sigilo das informações.
A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil do Piauí (PC-PI), a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), a Guarda Civil Municipal de Parnaíba e a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
Fonte | SSP-PI